A Cartilha Cidadania e Justiça na Escola será material pedagógico permanente para os alunos do 6º e 7º ano do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, em Juazeiro (BA). No dia 26 de agosto de 2016, a publicação foi lançada na escola, com a presença de representantes do Judiciário, prefeitura e governo do Estado.
“Nos colégios militares, as noções de Justiça já fazem parte dos conteúdos. A cartilha vem contribuir com os professores, que terão uma alternativa de abordar o tema de uma forma lúdica. Por ser uma revista em quadrinhos e transmitir conhecimento com linguagem simples, a cartilha desperta a curiosidade dos alunos”, disse a coordenadora do projeto e vice-presidente de Integração da AMB, Nartir Weber.
O presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Freddy Pitta, apoiou o projeto e anunciou que pretende levar a cartilha para outros municípios baianos. “É de suma importância para os estudantes, que terão noção exata do que é cidadania e Justiça, com base na Constituição Federal”, afirmou.
O anfitrião da cerimônia e juiz titular da Infância e Juventude de Juazeiro José Carlos Rodrigues do Nascimento, que se empenhou para lançar a cartilha no município, agradeceu à AMB. “É um trabalho extraordinário. Levar à criança e ao adolescente o conhecimento do que é cidadania, do que é Justiça, é uma iniciativa que demonstra realmente a preocupação de contribuir para que nossas escolas tenham educação de qualidade”, destacou.
O diretor pedagógico do colégio, Jailson Rego Brás, elogiou o conteúdo da publicação. “Os alunos terão conhecimento do trabalho da Justiça e verão que não há barreiras para que eles tenham acesso ao juiz, ao promotor e a quem for preciso para garantir seus direitos”, avaliou.
Lançada em 1992 para aproximar alunos e professores do ensino fundamental do Judiciário, a cartilha foi reformulada ao longo do tempo, porém sempre ilustrada pelo cartunista Marcos Vaz. Em 2015, foi reeditada para dar lugar a temas atuais, como guarda compartilhada, Justiça Restaurativa, bullying e meio ambiente. (Com informações da AMB)