• Marcos Vaz

Jornal Umuaraminha # 11

Atualizado: 19 de Jul de 2019




5 DE ABRIL - DIA DO UMUARAMINHA O dia 5 de abril foi instituído o Dia do Umuaraminha, pela Câmara Municipal de Umuarama, no calendário municipal. O Umuaraminha, afinal de contas, tem quantos anos? Se contarmos da sua criação, ele completa em 2018, 32 anos. No entanto, considerando seu aniversário como a data exata de sua inclusão na Lei Orgânica Municipal, que se deu no dia 5 de abril de 1990, então o Umuaraminha completa, hoje, 28 anos como o símbolo da cidade, o que também não é pouca coisa, já está quase comemorando seu Jubileu de Pérola (30 anos)!

Pela importância do personagem na compreensão étnica de nosso povo, do município como um todo, importância que encontra eco nacional, devido à importância do povo indígena, mais uma vez a Câmara Municipal de Umuarama tomou a iniciativa de instituir, oficialmente, o DIA DO UMUARAMINHA, para que o personagem seja lembrado no calendário municipal e principalmente nas escolas, onde normalmente já se fazem trabalhos diversos sobre os índios no mês de abril. Assim, a data da promulgação da Carta Magna de Umuarama, nossa Lei Orgânica Municipal, passou a ser reconhecida também como o Dia do personagem mais querido da cidade.

A iniciativa foi do então verador Hémerson Yokota, e o Projeto de Lei Ordinária (L) 15/2014 foi aprovado por unanimidade em 05/05/2014.

Para celebrar a data será realizado hoje, no Espaço Umuaraminha Arte & Educação, o lançamento da 11.ª edição da nova versão do Jornal do Umuaraminha. A edição traz como eixo temático o Dia do Umuaraminha e o Dia do Índio. Participarão do lançamento alunos de Ivaté. Amanhã será realizado o lançamento para as crianças de Umuarama, em visita do personagem Umuaraminha ao Colégio Sapiens.

HISTÓRIA O personagem Umuaraminha, quando saiu dos gibis para se tornar símbolo oficial de Umuarama, ficou conhecido em todo Brasil, pois ela foi a primeira cidade brasileira a adotar um personagem das histórias em quadrinhos como seu símbolo oficial. Assim, Umuarama além de ter como símbolos a bandeira e o brasão municipal, tem também um símbolo que representa a etnia do povo que habitou esta terra antes da chegada do homem branco, dos madeireiros e imigrantes que vieram de diversas regiões do Brasil para construir a cidade onde hoje vivemos. Por tudo isso, o Umuaraminha é um personagem muito importante, pois é um elo de ligação entre o passado e o presente. A gente só ama aquilo que conhece, então é muito importante conhecer a nossa história. O Umuaraminha foi criado pelo cartunista Marcos Vaz em 1986. Em 1988 ele foi registrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola de Belas Artes. Em 1989 seu criador desenvolveu o projeto para fazer dele a mascote da cidade. Por iniciativa da Câmara dos Vereadores, através do vereador Mário Rocha e com o apoio do prefeito Alexandre Ceranto, ele acabou sendo instituído símbolo oficial, sendo incluído na Lei Orgânica Municipal, publicada no dia 5 de abril de 1990. O lançamento do personagem, no entanto, aconteceu no dia 17/11/1990.


Leia o jornal na íntegra: clique aqui.

3 visualizações

© 2016|2019 Desenvolvido pela Marcos Vaz Produções.