• Foto do escritorMarcos Vaz

Há 3 anos o astronauta brasileiro Marcos Pontes recebia o gibi Brasilzinho Astronomia

Há 3 anos mais de 800 pessoas receberam de pé e com aplausos efusivos o primeiro e único astronauta brasileiro a ir ao espaço, Marcos Pontes, em Umuarama. Sua palestra marcou o encerramento do 1ª Jornada Regional de Ensino da Astronomia - EREA, realizada realizada no dia 11 de abril de 2014, no teatro principal da Universidade Paranaense – Unipar. Com simplicidade e carisma, ele falou sobre suas histórias de vida e políticas que promovem pesquisas nesta área.

Marcos Pontes foi presenteado com o gibi Brasilzinho Astronomia, produzido pelo cartunista Marcos Vaz, através da parceria do Instituto Brasilzinho Educar para Transformar com o Instituto Federal do Paraná que você pode ler clicando aqui.

Por quase duas horas, o astronauta emociou estudantes, professores e outros convidados falando de sua infância pobre vivida no interior de São Paulo, da paixão pela astronômia, da experiência de ir ao espaço e de que é possível realizar sonhos quando se tem foco e perseverança.

“Quando criança ia para o aeroporto de Bauru e ficava olhando os aviões subir e descer. Certo dia disse para os funcionários do local que tinha o sonho de ser piloto de avião. Eles riram e disseram que só as pessoas ricas conseguiriam. Falei isso para minha mãe e ela disse que eu deveria acreditar no meu sonho e que era possível alcançá-lo. Foi o que fiz”.

Pontes contou com detalhes, mostrando imagens e vídeos, como foi sua entrada para a aeronáutica até o momento em que subiu ao espaço, na operação batizada de ‘Missão Centenária’. Ao mesmo tempo em que falava da sua vida pessoal, das fases difíceis que teve que enfrentar para se realizar profissionalmente, também motivou a todos a perseguir os sonhos.

“Sem os sonhos a vida não tem sentido. Mas para alcançá-los é preciso ter foco: estudar, trabalhar, ter persistência e fazer sempre a mais do que pedem para você”, aconselhou, reafirmando que o futuro do país dependerá dos investimentos na educação, ciência e tecnologia.

O objetivo principal da Jornada foi fornecer o aperfeiçoamento do conhecimento em relação à Astronomia. Durante três dias, palestras e oficinas envolveram professores e estudantes do ensino fundamental, médio e superior (público e privado).