© 2016|2019 Desenvolvido pela Marcos Vaz Produções.

  • Marcos Vaz

Umuaraminha no maior abraço ambiental do Brasil



O município de Umuarama entrou para o RankBrasil em 2015 pelo recorde de Maior abraço ambiental em bosque. A ação realizada em 21 de setembro, no Dia da Árvore, envolveu 1.382 pessoas entre estudantes, professores, autoridades, idosos e comunidade em geral. O personagem Umuaraminha, símbolo oficial de Umuarama, marcou presença!


A iniciativa do Instituto Federal do Paraná (IFPR) teve a parceria da Prefeitura Municipal, Conselho do Meio Ambiente e apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Noroeste do Paraná (Aeanopar). O abraço gigante aconteceu na trilha de caminhada localizada dentro do Bosque Uirapuru, que tem 1.060 metros de extensão. Os participantes se mantiveram de mãos dadas por 30 minutos, tempo suficiente para a realização de fotos e filmagens, documentos exigidos pelo RankBrasil.


De acordo com a idealizadora do projeto, professora doutora Norma Barbado, o objetivo principal foi sensibilizar a população sobre a importância da manutenção dos bosques em áreas urbanas. “Estas árvores dão sombra, são abrigo para animais, auxilia no controle da temperatura e da umidade do ar, além de embelezar o ambiente e proporcionar melhor qualidade de vida”, destaca. Para Norma, que é coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR, um abraço tem muitos significados, entre amizade, carinho e amor: “Quando estendemos os braços ao redor do Uirapuru experimentamos a maravilhosa capacidade de compartilhar a alegria de termos esse espaço na cidade”. Conforme a professora, o recorde junto ao RankBrasil é uma forma de destacar a iniciativa de Umuarama, mostrando o trabalho que está sendo desenvolvido. “É um exemplo para outras cidades brasileiras começarem a se preocupar com a arborização urbana”.

Veja mais fotos do evento na página do cartunista Marcos Vaz no face.

Veja algumas fotos do lançamento no slide show abaixo:

#umuaraminha #cartunistamarcosvaz #marcosvaz #umuarama #ifpr #abraçoambiental #rankingbrasil

23 visualizações