• Marcos Vaz

Almanaque celebra Jubileu de Prata do personagem Umuaraminha



Durante o ano de 2015 muitas ações foram realizadas para marcar os 25 anos de instituição do Umuaraminha como símbolo oficial de Umuarama (Paraná). Foi o 1.º personagem dos quadrinhos a ser elevado a símbolo de uma cidade no Brasil. As comemorações foram encerradas em 2016 com o lançamento de uma edição especial do Almanaque do Umuaraminha que pode ser conferida aqui.

História

O Umuaraminha marca o início da carreira profissional do cartunista Marcos Vaz. Foi criado em 1986 como coadjuvante nas histórias em quadrinhos da Turma do Brilhante. Em 1988 foi registrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, garantindo ao autor os direitos autorais. Em 1989 Marcos Vaz, incentivado pela professora Judite Barbisan, desenvolveu um projeto para transformar o personagem em mascote da cidade. A ideia agradou tanto que em 1990 ele foi incluído na Lei Orgânica Municipal como símbolo ao lado da bandeira, do brasão e do hino municipal. O fato ganhou ampla repercussão nacional e foi a mola propulsora da carreira do cartunista paranaense.


Nestes 25 anos o Umuaraminha virou uma celebridade local. O dia 05 de abril foi institucionalizado, em 2014, pela Câmara de Vereadores de Umuarama, como o Dia do Umuaraminha. O personagem foi tema de carnaval de rua de Escola de Samba, trabalhos escolares, teses universitárias, peças teatrais, site, bonecos, produtos, brindes, papelaria oficial, estrelou dezenas de gibis e jornais educativos e ganhou seu próprio hino, que marcou toda uma geração de crianças umuaramenses.

#umuaraminha #jubileudeprata #umuarama #marcosvaz

34 visualizações

© 2016|2019 Desenvolvido pela Marcos Vaz Produções.